This post has been de-listed
It is no longer included in search results and normal feeds (front page, hot posts, subreddit posts, etc). It remains visible only via the author's post history.
Além da independência do banco central em termos de mandato, foi aprovado no senado o duplo-mandato do BACEN.
Atualmente, o Conselho Monetário Nacional, formado pelo Ministro da Fazenda, do Planejamento e o Presidente do BACEN decidem as metas de inflação (3.75%) e o banco central apenas a executa. Quem enfrenta o trade-off clássico entre inflação e desemprego no Brasil é o CMN, não o BACEN. E ele enfrenta esse trade-off vários anos na frente, o que significa que como temos metas até 2023, não é do mandato do Roberto Campos Neto falar igual ao FED que porque a epidemia piorou o desemprego no Brasil, ele vai deixar a inflação andar até voltar a ser Hawk.
Nesse novo modelo, o BACEN enfrenta o trade-off a cada reunião do COPOM. Se o BACEN achar adequado, ele pode virar Dovet para estimular a atividade.
Com a curva de juros estupidamente empinada no Brasil (sobretudo depois de 2022) e o tesouro tendo diminuído pra caralho a duration da dívida, faz sentido pensar que, no status quo, o BACEN não vai conseguir manter a selic nesse nível por muito tempo. A pesquisa focus projeta a selic em 3% no fim de 2021.
Minha dúvida é: a mudança do mandato do BACEN, pode aumentar o período pelo qual ficaremos com juros baixos no Brasil, pensando que o desemprego em níveis records fariam o BACEN ser mais dovet?
Subreddit
Post Details
- Posted
- 4 years ago
- Reddit URL
- View post on reddit.com
- External URL
- reddit.com/r/investiment...