Coming soon - Get a detailed view of why an account is flagged as spam!
view details

This post has been de-listed

It is no longer included in search results and normal feeds (front page, hot posts, subreddit posts, etc). It remains visible only via the author's post history.

114
Papo sério sobre carreira
Post Flair (click to view more posts with a particular flair)
Post Body

Sendo honesto com vocês sobre carreira

Agora que o hype pra virar dev está caindo e tudo voltando ao "normal" eu acho que faz sentido tentar trazer um pouco da vida real para esse forum, visando ajudar o pessoal que ta começando ou os que estão pensando em migrar de área. Vou me apresentar rapidamente para dar contexto:

Tenho 25 anos, moro no interior do RJ, sempre gostei de ficar no computador jogando e aprendendo sobre hardware, nos jogos online (tibia principalmente) aprendi a falar ingles, mas nunca cheguei a fazer um curso formal.

Aos 19 anos comecei sistemas de informação em uma universidade federal. Minha carreira começou de fato no 4 semestre da faculdade, aonde eu comecei a fazer estágio.

Esse é o primeiro ponto que eu queria resaltar:

A melhor coisa que a faculdade vai te proporcionar é network para entrar no mercado. Se eu não estivesse dentro do meio academico em contato com os professores, eu não teria tido essa primeira oportunidade de estágio, e nessa altura do campeonato a gente já sabe que a primeira oportunidade é a mais difícil, não to falando que eu não teria conseguido nada sem a faculdade, mas foi uma excelente porta de entrada.

Segundo ponto que eu gostaria de ressaltar:

Quando voce ta começando, voce não escolhe a tecnologia que vai trabalhar, voce tem que se manter aberto ao máximo de oportunidades possíveis. Esse meu primeiro estágio foi uma empresa que cria camarão em tanques de aguá doce e estava querendo automatizar o processo de controle do ambiente e da agua. Eu fiquei 6 meses trabalhando com arduino e sensores de controle de PH, temperatura e etc. Eu não queria trabalhar com baixo nível, mas era isso ou ficar em casa atoa.

Meu segundo estágio foi no mesmo contexto de baixo nível, em uma empresa que fabricava drones e robos para manutenção de encanamento. Eu fiquei nessa empresa uns 6 meses também, metade desse tempo eu fiz o site deles (html, css e js puro) e a outra metade trabalhei com C e C# na construção dos sistemas embarcados. O nosso hardware era um raspberry pi, então deu pra aprender muuuita coisa sobre S.O também.

O meu terceiro e último estágio foi aonde eu mais aprendi, foi em uma startup da cidade aqui. Um professor me indicou para o CTO que hoje é um grande amigo e mentor. Nesse lugar eu fiz de tudo, fiquei lá um pouco menos de 1 ano. Eu fazia literalmente tudo que um profissional de TI pode fazer:

  1. Visita técnica aos clientes (cheguei a executar SQL em prod na frente do cliente pra mostrar um relatório pra ele)
  2. Frontend de todos os sistemas da empresa
  3. Backend de todo o sitema
  4. Configuração de infra
  5. Engenharia reversa em apps dos concorrentes
  6. Visita com o time comercial pra vender o software

Entre várias outras coisas que eu nem lembro agora, nesse estágio eu comecei recebendo 450 reais por mes e terminei recebendo 750. Eu trabalhava facilmente umas 12hrs por dia, eu tinha noção de que era explorado e ganhava mal, mas o ganho de aprendizagem ali não tinha preço. Se hj eu to ganhando bem para carlho é pq passei por essa startup.

Eu comecei a ganhar relativamente bem depois de uns 2 anos trampando na área. O meu primeiro trampo como JR foi em uma startup nacional de food delivery (mesmo ramo do ifood). Foi a primeira empresa que eu de fato só fazia programação ali. Codava o dia todo e só o backend. Meu salário começou com 3800 (CLT), fiquei lá quase 2 anos e meu máximo nessa emprsa foi 7400 como pleno.

A mensagem que eu quero deixar aqui para o pessoal que ta começando é:

Não existe formula mágica, eu tenho amigos que começaram comigo que estão como JR até hj, ganhando uns 4k (CLT) e ta tudo bem. Da mesma forma que tenho amigos que começaram depois de mim e estão trabalhando pra gringa ganhando mais de 20k por mes. A única coisa que todos tem em comum é: todos se esforçaram mais do que a média.

A área de tecnologia é igual a qualquer outra cujo o seu trabalho é prestar serviço intelectual. Não existe um curso mágico que vai fazer voce receber 5k no primeiro emprego. Tem pessoas que conseguem isso? Sim, claro. Mas são pessoas acima da média que se esforçaram mais do que as outras

A área dos comentários está aberta para outros profissionais deixarem suas trajetórias também.

Author
Account Strength
40%
Account Age
9 months
Verified Email
Yes
Verified Flair
No
Total Karma
270
Link Karma
80
Comment Karma
190
Profile updated: 4 days ago
Posts updated: 1 month ago

Subreddit

Post Details

We try to extract some basic information from the post title. This is not always successful or accurate, please use your best judgement and compare these values to the post title and body for confirmation.
Posted
6 months ago